Conheça os desafios do Ingredion Open

A Ingredion priorizou 6 desafios para o seu programa de conexão, o Ingredion Open. Conheça cada um deles:


GESTÃO DE PONTO E JORNADA DE TRABALHO

Buscamos um sistema de ponto que trabalhe de forma simples e confiável. Que possibilite ao gestor atuar junto à sua equipe em todos os aspectos da jornada de trabalho em tempo real e de forma ágil, por exemplo através de um aplicativo. Esta solução deverá atender aos requisitos legais trabalhistas e ser capaz de fazer integração com a folha de pagamento, devendo também ser de fácil e simples operação para o RH e para os colaboradores que registram ponto.

Uma plataforma com estas características possibilitaria aos Coordenadores e Supervisores gerirem as ações operacionais, atuando junto à sua equipe em tempo real e de forma ágil nos aspectos da jornada de trabalho, tais como trabalho em turnos, hora extras, banco de horas, folgas e cumprimento das exigências legais. Enquanto isso, os colaboradores usariam o sistema para registrar ponto e consultar sua agenda de trabalho e de outros times. O RH, por sua vez, teria seu trabalho otimizado para controle de horas, apontamentos e fechamento de folha de pagamento.

Sponsor: Santiago Bellotti

Cargo: Gerente, Business Partner RH - Brasil

Área: RH


AUTOMAÇÃO DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

O planejamento de produção na Ingredion é orientado pela demanda de mercado e utiliza globalmente o sistema JDA integrado ao SAP. Porém, o desdobramento para o plano operacional diário de produção em suas plantas não é integrado, o que consome mais tempo da equipe em tarefas operacionais de análise de inventário, rotas de produção e insumos e sem ter uma visão agrupada das plantas fabris.

Buscamos um sistema informatizado para otimização das plantas, melhor execução operacional do planejamento diário (Scheduling de produção), acompanhamento através de indicadores de performance e simulações. Preferencialmente através de Inteligência Artificial, ser capaz de analisar dados, potencializar a programação e otimizar as principais variáveis de produção. Integração com o SAP é essencial para a implementação após o piloto (PoC).

Sponsor: Fabio Bufolin

Cargo: Gerente de S&OP - America do Sul

Área: Operações


GESTÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS FISCAIS

Atualmente realizamos o levantamento de forma manual de notas fiscais de compra de materiais, de contratação de serviços e CTe’s (Conhecimento de Transporte Eletrônico) pendentes de registro, e temos dificuldade na identificação de cada Pedido de Compra relacionado a cada documento fiscal. Isso ocasiona morosidade nos registros contábeis e fiscais.

Buscamos uma solução para automação na identificação de notas fiscais e CTe´s emitidas contra a Ingredion de forma a termos celeridade na identificação dos documentos fiscais pendentes de registro. Seria um diferencial da solução, a identificação dos Pedidos de Compra cadastrado no sistema SAP, referente a cada uma dessas notas fiscais.

Sponsor: Charles Jonck

Cargo: Manager, Finance

Área: Finanças & Agribusiness


ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

As fintechs de crédito vem inovando no mercado de recebíveis, com novos modelos e tecnologias. Buscamos por soluções que nos possibilitem a antecipação de recebíveis de clientes pequenos e médios, através de uma plataforma onde seja possível ofertar uma carteira de recebíveis à instituições financeiras, bancos ou factoring companies, como num leilão, e torne o processo mais rápido, transparente e com melhores taxas. A conectividade e integração com o SAP é essencial para a implementação após o piloto (PoC).

Nome: Fernando Senna

Cargo: Gerente de Tesouraria Estratégica – América do Sul

Área: Finanças & Agribusiness


RASTREABILIDADE DE MATÉRIA PRIMA

Conhecer a origem das matérias primas que consumimos em nosso processo produtivo está se tornando cada vez mais importante no cenário atual. Ter informações transparentes a respeito dessa origem é uma demanda crescente em todos os elos da cadeia de consumo. A Ingredion busca uma maneira participativa de obter informações dentro da cadeia de suprimentos para rastreabilidade e transparência na comercialização de sua principal matéria prima, o milho. Histórico de origem, detalhes do produtor, onde a cultura foi desenvolvida, tratos culturais aplicados, qualidade dos grãos, períodos de plantio, colheita, modos de armazenamento e transporte são exemplos de informações pertinentes que gostaríamos de alcançar.

Vale ressaltar que nossa cadeia de suprimentos envolve não somente produtores rurais, mas também cooperativas, comerciantes de grãos e revendedores, o que adiciona um desafio a mais na captura destas informações.

A tecnologia de blockchain pode ser uma das alternativas de solução, porém estamos abertos a avaliar e validar qualquer outra solução que atenda esta demanda de maneira eficaz.

Sponsor: Ricardo Capone

Cargo: Diretor de Suprimentos Agrícolas – America do Sul

Área: Finanças & Agribusiness


NOVOS CANAIS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INGREDIENTES

As transformações da indústria alimentícia e do Agronegócio geram oportunidades para novas formas de comercialização de ingredientes. Exemplo disso são os e-commerces e marketplaces segmentados, que atendem a pequenos produtores, empreendedores e foodtechs, não atendidos pelos canais tradicionais como venda direta do fabricante de ingredientes ou de distribuidores tradicionais.

Nesse desafio, buscamos por startups que já atuem no mercado de comércio eletrônico de insumos que possam atuar como um novo canal de vendas para a Ingredion nos mercados alimentício e de nutrição animal.

Sponsor: Adriana Rached

Cargo: Diretora de Estratégia & Desenv. Negócios – America do Sul

Área: Estratégia & Desenv. Negócios




910 visualizações

Criado por Innoscience Consultoria @ 2020

www.innoscience.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
innoscience-2.png